domingo, 9 de setembro de 2012

Visual Acoustics - The Modernism of Julius Shulman

Arte! Existirá Arte sem Artista? e Artista sem Arte? o não, parece ser a resposta mais consensual... e muito embora o conceito do que será realmente Arte possa, e é, ser uma eterna discussão de egos, ideais, preconceitos, vaidades, autoridades e sensibilidades ... a mais dura realidade é que para ser tem de existir, não para quem a cria, mas para o mundo ... tem de se expor e deixar-se confrontar ... aí existirá, Arte ....

Julius Shulman é (para mim) um dos mais admiráveis responsáveis por existir Arte ... da sua emergiram outras e outros ... Julius Shulman nova iorquino nascido em 1910 é fotografo [para toda a eternidade], o "mais importante fotografo de arquitectura da história", uma das maiores referencias da fotografia, a sua, é a que "definiu a forma como olhamos a arquitectura moderna" ...

A paixão pela fotografia de Shulman foi cedo instigada por seu pai quando no final da sua adolescência lhe ofereceu de prenda de aniversário uma maquina fotográfica... anos mais tarde e apurada a técnica autoditata viu a sua sensibilidade reconhecida quando Richard Neutra (1936) que ao sentir a necessidade de documentar os seus projectos, terá visto em Shulman a opção mais barata e no seu trabalho o talento e competência para tal. Shulman foi durante muito tempo o fotografo da dupla Neutra e Schindler ... a forma como compunha as suas fotos, revelam uma rara e clara percepção dos edificios bem como da sua envolvencia... Shulman começa a ser bastante apreciado no meio e o seu trabalho vai ganhando progressivamente um enorme prestigio ... Shulman começa a ser requisitado pelos mais ilustres e emergentes nomes da arquitectura moderna ... Neutra, John Lautner, Pierre Koenig , Frank Lloyd Wright, Gregory Ain, Albert Frey, Bruce Goff, Raphael Soriano, Rudolph Schindler foram alguns deles, pelo meio é Shulman quem revela ao mundo a icónica casa de  Charles Eames ... a sua história como fotografo coincide com a história do modernismo que ele tanto apreciava e amava ... o seu imenso arquivo fotográfico é tido como um dos maiores legados da "modern architecture", fotografou este período com a sofreguidão dos apaixonados e a dedicação de quem ama ... até a evolução dos tempos não mais lhe permitir fotografar ... á chegada do "post-modernism" e consequente rejeição de muitos dos conceitos do seu "modernism", Shulman fiel a si mesmo rejeita voltar a fotografar (1986) por não se rever mais na arquitectura que se criava... até que em 2000 Shulman é desafiado pelo fotografo alemão Nogai a orientá-lo na sua fotografia com o argumento de que "muitas pessoas querem ter as suas casa fotografadas por ou ao estilo de Shulman" ... Julius cede e esse processo re-desperta em Shulman o desejo do seu talento ... a colaboração passa a ser cada vez mais presente e a certa altura (diz-se que 70 trabalhos depois) as pessoas aperceberam-se que Shulman tinha voltado ao activo ... e assim foi até aos seus ultimos dias. Shulman deixa-nos a 15 de Julho de 2009 ... deixando um importantíssimo legado da arquitectura do "modernismo", que com o aproximar dos dias de hoje e o ressurgir do interesse por esse periodo arquitectónico, faz com que o seu arquivo venha ganhando uma importância cada vez mais definitiva, para estudantes, estudiosos e curiosos ... já que o "post-modernism" se encarregou de demolir grande parte da obra do "modernism", hoje muito do que nos resta desse modernismo americano são as memórias do registo de Shulman ....

 "Architects live and die by the images of their work, as these images alone are what most people see." "for every person who visits a private house, there are maybe 10,000 that only sees as a photo"

" Arquitectos vivem e morrem pelas imagens tiradas aos seus trabalhos, uma vez que estas imagens por si só são o que a maioria das pessoas vê.", " por cada pessoa que visita uma casa privada, haverá talvez 10.000 que só a verão numa fotografia ".

Julius fê-los nascer, dando-lhes o brilho merecido ... é por isso que Shulman é único, uma lenda.


A  fotografia de Shulman acaba tantas vezes por ver a sua beleza ofuscada pela importância histórica que ganhou, mas se nos abstrairmos do impacto e influencia que possa ter na historia da arquitectura moderna americana ... ficamos de fronte de algumas das composições fotográficas mais cuidadas e geniais da história, os elementos fotografados geometricamente dispostos, a luz marcante que afirma estruturas, o enquadramento com o quotidiano de uma época, absolutamente brilhantes ...

Em " Visual Acoustics: the Modernism of Julius Shulman " tudo fervilha, na humildade, talento, visão ... de Shulman o homem a quem Frank Loyd Wright quase beijou ao ver uma foto de um dos seus edificios e que classificou a sua fotografia como "credivel para um amador e muito melhor do que as dos profissionais" ... foi uma "estrela rock" no meio onde se movia, sem se dar conta disso mesmo, manteve-se humilde, integro e genial como desde a primeira hora ... para sempre ...


impressionante, profundo, geométrico, emocionante ... indispensável.

Visual Acoustics : The Modernism of Julius Shulman (documentário)
de Eric Bricker
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