terça-feira, 29 de dezembro de 2009

| filme | The Graduate [1967]

The Graduate [1967]
[dvd] | drama | de Mike Nichols com Dustin Hofman
| ++++

The Graduate sempre foi um filme que me perseguiu, ou antes, a consciência da sua existência sempre me acompanhou .... quase sempre relembrado aquando da audição do som "avinalado" de Simon & Garfunkel, altura em que sempre que rodava o "Mr. Robinson" a minha mãe me informava de um filme inesquecível para ela e "muito polémico na altura, ao ponto de se ter que o comentar quase em surdina mesmo entre as minhas colegas do lar de estudantes..." o que convenhamos para uma criança que eu era (ainda de pensamento naive-ó-fantasista), acrescentava á curiosidade o mistério e culto clandestino ... certo era que aliado a não ter idade para perceber e/ou interessar-me pelo tema de "The graduate" a oportunidade de o ver reposto era uma miragem ... com o andar dos tempos, dos anos ... a "legenda" da minha mãe ao filme deixou de ser informativa para (e ainda ao som de Mr. Robinson de Simon & Garfunkel) ... passar a ser quase que inquisitória "Já viste o filme? Vê lá se arranjas, vais gostar" ... na realidade pelo meio "vivi" a versão de "Mr Robinson" dos Lemonheads e uns anitos ... até hoje, que finalmente me encontrei com a "Mrs Robinson" ... em The Graduate.

The Graduate, conta a história de um jovem (Benjamin) que termina os seus estudos com distinção, para grande orgulho da sua familia e amigos, todos eles com vidas organizadas e bem colocados socialmente, Benjamin no entanto sente-se confuso acerca do seu futuro e não lhe agrada o cenário de vida que lhe auguram e ambicionam, percebe que não viveu tudo o que deveria e ainda mergulhado na ingenuidade tardia, deixa-se embarcar na persuasão de uma mulher mais velha, Mrs Robinson ... até ao dia em que tudo se complica quando se apaixona por Elaine, filha de Mrs Robinson ....
Vencedor do Oscar para melhor Realizador 1968 (Mike Nichols) The Graduate conta com interpretações brilhantes do então estreante na 7ª arte Dustin Hofman, Anne Brancroft e Katharine... e encanta pela inteligência, irreverência no muito bom gosto dos planos de acção ... um excelente filme, para ver enquadrando o espirito na época a que se reporta a sua acção e a sua realização. Indispensável.